Este projeto consiste no desenvolvimento do processo criativo e apresentações da encenação teatral Sebastião, sexto trabalho do Território Sirius Teatro. Estão previstas 2 temporadas, com 18 apresentações (6 em São Sebastião do Passé e 12 em Salvador, ambas na Bahia). O projeto também propõe a realização da Oficina Contadores e Contamores de História, nas cidades de Fortaleza e Juazeiro do Norte no Ceará, em São Sebastião do Passé e Salvador, na Bahia. Compondo o conjunto de atividades, serão promovidos ensaios abertos, ao longo da maturação do processo criativo, que definirão elementos e procedimentos dramatúrgicos da encenação. Ainda será gerado um documentário, em vídeo, sobre o processo criativo de Sebastião.

A encenação tem como ponto de partida um fato inusitado, ocorrido no nordeste brasileiro, descrito a seguir: “No dia 14 de março de 2007, um avião da empresa Bahia Táxi Aéreo caiu próximo à cidade de São Sebastião do Passé, na localidade de Maracangalha. Os quatro ocupantes morreram no local. O avião levava dinheiro da cidade de Petrolina para Salvador. Cerca de R$ 5,6 milhões em cédulas, que eram transportadas foram saqueadas. Alertados pelo barulho da queda, pelo menos 120 moradores das imediações violaram os malotes e saquearam o dinheiro. No dia seguinte ao (aci) incidente, pelo menos 50 policiais intensificaram as diligências para resgatar parte dos valores saqueados. O dinheiro, “um presente do céu”, que iria aliviar um pouco a vida da população pobre da região, transformou-se no motivo de sua ruína. Pois, a partir deste fato, a região foi invadida por repórteres, ladrões e policiais corruptos, ocasionando transtornos e retirando a tranqüilidade da cidade”.

A encenação retratará todo o percurso dessa narrativa, através do olhar de vários personagens envolvidos nesta história. Capturados da realidade e compostos pela imaginação

Este projeto desloca a produção e distribuição do produto cultural para outro âmbito produtivo, e fortalece um eixo de intercâmbios criativos entre Salvador, São Sebastião do Passé, Fortaleza e Juazeiro do Norte. Para além do retrato de um acontecimento localizado, intenciona-se gerar situações cênicas poéticas-míticas–arquetípicas-críticas–filosófica, produzidas pela cultura dessas regiões, para que possam ser valoradas e afirmadas, efetuando assim a difusão de costumes, modos, histórias, tradições e hábitos orais.