Poéticas e Processos de Encenação 
Dissertação de Mestrado de Fábio Vidal para o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – Universidade Federal da Bahia.
RESUMO 
Essa dissertação territorializa e afirma um modo de criação e produção cênico-contemporânea, denominado de elementos e operações são determinados e fundamentados neste fazer teatral marcado pela pluralidade assumida pelo agente da cena, o Atuante, que abarca as funções de autoria, encenação, atuação e produção-administração. Influências artísticas variadas se entrecruzam nessa feitura respaldada nas encenações Seu Bomfim e ERê – Eterno Retorno metodologias e paralelamente a um novo processo criativo, da encenação Teatro Múltiplo Uno. Princípios, pressupostos de trabalho, que indicam modus operandi. Esse campo de pesquisa desenvolve-se Velôsidade Máxima, que utiliza como estímulo-agenciamento a obra poético-musical de Caetano Veloso. As teorias da multiplicidade, propostas por Gilles Deleuze e Félix Guatarri; os elementos e procedimentos da Critica Genética sobre processo criativo; os escritos sobre performance de Renato Cohen; e os pensamentos sobre pré-expressividade e treinamento propostos pela Antropologia Teatral são os fundamentos e suportes teóricos principais desse percurso, onde o sonho é também utilizado como operador em processos de apropriação e recriação.


Além da produção acadêmica, no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, Fábio Vidal tem disseminado sua poética de trabalho e estimulado outros atores/criadores na perspectiva da autonomia, bem como no desenvolvimento de solos teatrais. Lá se vão inúmeros workshops, orientações, consultorias, oficinas. Confira o que já rolou:


WORKSHOPS E OFICINAS

2004
Realização do workshop Atuantes em Solos, 12 de agosto, Centro de Cultura de Vitória da Conquista. Vitória da Conquista - BA.
Realização da Oficina Atuantes em Solos, Theatro XVIII, agosto e setembro. Salvador - BA.
Realização da Mostra Solos em Processo, 02 de outubro, Anexo do Theatro XVIII. Salvador – BA.
Realização da Oficina Atuantes em Solos, novembro, Teatro Espaço Xisto Bahia. Salvador – BA.

2005
Realização da Oficina Atuantes em Solos no Festival de Teatro II Pará em Cena, 3 de novembro, Teatro Maria Sylvia Nunes. Belém – PA.
Realização da Oficina Atuantes em Solos, agosto, Theatro XVIII. Salvador - BA.
Realização do Workshop Atuantes em Solos, 11 de setembro, unidade do SESC. Sobral – CE.

2006
Realização da Oficina Atuantes em Solos no Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, de 17 a 21 de julho. Centro de Convenções-Teatro Ouro Preto. Ouro Preto-MG.
Realização da Oficina Atuantes em Solos pelo Projeto Circuladô Cultural da FUNCEB, de 23 a 28 de outubro, Centro de Cultura Amélia Amorim. Feira de Santana-Ba.

2007
Preparação Corporal do grupo Companhia Brasil para realização do espetáculo “Cumadre Fulorzinha”, fevereiro. Espaço Xisto. Salvador-BA.
Realização da Oficina Atuantes em Solos, de 20 de agosto a 04 de setembro, Anexo do Theatro XVIII, Salvador - BA. Finalizada com a mostra pública “Solos em Processo”.
Realização da Oficina Teatro físico Corpo como Meio no Festival Internacional de Artes Goiânia em Cena, entres os dias 24 e 26 de outubro, Centro Cultural de Goiânia Ouro. Goiânia – GO.
Realização da Oficina Teatro Físico - Corpo Como Meio, 25, 26, 28 e 29 de setembro, Centro Cultural Banco Do Nordeste. Souza – PB.
Realização do Workshop Teatro Físico - Corpo como Meio - dentro da programação do I Festival de Teatro da Bahia. 08 e 09 de novembro, Espaço Raul Seixas. Salvador-BA.

2008
Workshop Teatro Físico Corpo - Como Meio participante no Projeto Solos 2x1, 13 de janeiro, Centro de Cultura. Alagoinhas-BA.
Workshop Teatro Físico Corpo - Como Meio participante no Projeto Solos 2x1, 19 de janeiro, Centro de Cultura Amélia Amorim. Feira de Santana-BA.
Apresentação da mostra Atuantes em Solos, de 6 a 9 de março, Teatro espaço Xisto Bahia. Salvador – BA.
Realização da mostra Solos em Cena, 11, 12, 18,19, 25 e 26 de julho – Teatro Gamboa Nova. Salvador – BA.
Realização da oficina Teatro Físico - Preparação Corporal integrante do Projeto Retrate– Requalificação do Trabalhador de Teatro nas cidades de Barreiras, Valença, Itaberaba, Guanami, Juazeiro e Cipó - BA. Entre junho e setembro.
Realização do Projeto Atuantes em Solos - 24 de novembro de 2007 a 07 de março de 2008. Salvador –BA. Finalizado com a Mostra Pública 11 Solos, das resultantes do processo criativo.

2009
Realização da Oficina de Interpretação Teatral- integrante do Festival do Teatro Brasileiro - Cena Baiana Etapas Ceará e Maranhão- 28 a 04 de setembro- São Luis – MA.
Realização da Oficina de Interpretação Teatral- integrante do Festival do Teatro Brasileiro - Cena Baiana Etapas Ceará e Maranhão- 05 a 09 de outubro- Fortaleza-CE.
Realização da Oficina Contadores e Contamores – Centro Cultural do Banco do Nordeste - 03 a 06 de novembro- Fortaleza –CE.
Realização da Oficina Contadores e Contamores – Centro Cultural do Banco do Nordeste - 10 a 13 de novembro- Juazeiro do Norte –CE.

2010
Realização da oficina Teatro Físico na Mostra Arte e Estética volume II, Espaço Mosaico, dias 06 e 07 de março as de 9 as 13 h. Brasília- DF
Realização do workshop Teatro Físico nas cidades de Nazaré das Farinhas (dia 18 de abril) e Porto Seguro (25 de abril).