Ministério da Cultura e Petrobras apresentam o Espetáculo Sebastião em circulação por duas cidades do Nordeste. A primeira será João Pessoa, que receberá nos dias 15, 16 e 17 de novembro, no Teatro Piollin, o espetáculo Sebastião do coletivo Território Sirius Teatro de Salvador – Bahia.

Esta encenação teatral é baseada em um fato verídico e singular ocorrido em 2007, na Bahia. Em Maracangalha, distrito próximo a Salvador, um avião transportando 5,6 milhões de reais, sofreu um acidente, caiu e foi saqueado por muitas pessoas. Ao invés de felicidade, este dinheiro trouxe desespero e terror para os moradores locais.

Esta história é contada e vivida por Sebastião, que se vê envolvido em uma trama de perseguição e violência, depois que participa do saque do dinheiro que caiu com o avião. Devoto do Padre Cícero, viciado em jogos e totalmente endividado, Sebastião, por obra do acaso, recebe um tesouro “dos céus” que acaba sendo o motivo de sua tragédia. Um presente que vira uma maldição. 

Este espetáculo é uma teatralização de fatos reais que tratam sobre a natureza humana 
estabelecendo reflexões sobre o poder, o dinheiro, os direitos humanos, a ética, a violência, a baianidade, além de trazer referencias cotidianas. Em meio a muitos personagens que ganham corpo e voz nas historias contadas por este Jogador/narrador chamado Sebastião - Um anti-herói brasileiro que narra os acontecimentos dessa história real que mais parece um realismo fantástico.

O espectador aqui ri, chora e se emociona com as narrativas deste incidente. Um teatro visual e sonoro onde as imagens e as palavras são usadas de modo artesanal e construídas a partir de fatos jornalísticos. Fabio Vidal aqui reafirma sua técnica, estética e filosofia de cena levados ao palco por um teatro múltiplo e essencial geradores de metáforas e poesias cênicas. 

Neste espetáculo que Transita entre sensações diversas, que variam entre o cômico, o drama e o trágico. Sebastião é o quinto trabalho de repertório do Território Sirius Teatro, participante da Cooperativa Baiana de Teatro. O espetáculo foi contemplado com o Prêmio Braskem de Teatro 2010, na categoria "Ator", indicado na categoria “texto”. Conta com o texto de Fábio Vidal e tem a orientação e colaboração dramatúrgica de Gil Vicente Tavares. O projeto conta também com a participação de Fernanda Paquelet (iluminação), Moacyr Gramacho (direção de arte) e Emerson Cabral (direção musical). Este projeto foi 
selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013/2014.

0 Responses so far.

Postar um comentário